*** Faça parte do nosso mundo - Blog Webilac ***

12 abril 2007

A Terra é Azul !!!


Em 1961, um homem ficaria conhecido na história como o primeiro ser humano a viajar pelo espaço. Por ironia, depois de passar por esse teste ele iria morrer tragicamente em um acidente de avião. Seu nome é Yuri Gagarin.
Em 12 de abril de 1961, Yuri Gagarin seria o primeiro homem a viajar pelo espaço. Iria viver um sonho inspirado sessenta anos antes pelo cientista russo Constantin Tsiolkowsky, que no início do século XX já tinha arquitetado a base da astronáutica moderna. Durante a Segunda Guerra Mundial, a tecnologia se juntaria à teoria. Já em 1945, os conquistadores do espaço entravam nos céus perigosos. A bordo na nave Vostok 1, na qual deu uma volta completa em órbita ao redor do planeta e proferiu a famosa frase “A Terra é azul”. Promovido de tenente a major enquanto ainda estava em órbita, foi com esta patente que a Agência Tass soviética anunciou este espetacular feito ao mundo, que assim tomava conhecimento de que entrava numa nova era, a Era Espacial, a partir daquele momento.
Após o feito, Gagarin tornou-se instantaneamente uma celebridade soviética e mundial e passou a viajar pelo mundo promovendo a tecnologia espacial do seu país, sendo recebido como herói por reis, rainhas, presidentes e multidões por onde passava. No Brasil, foi recebido e condecorado pelo então presidente Jânio Quadros com a Ordem do Cruzeiro do Sul.
Apartir daí começa a grande corrida entre as duas superpotências, os Estados Unidos e a União Soviética, hoje Russia. Desde o início os soviéticos ficam na dianteira. Em 1957 lançam o primeiro satélite artificial, o famoso Sputnik.
Quatro anos depois lançam um novo foguete, o Vostok I, dessa vez com um homem a bordo.
Primeiro foram insetos, depois ratos, depois um cachorro. Dessa vez é um homem. Yuri Gagarin viu o planeta Terra do espaço.
Sua viagem espacial dura apenas uma hora e meia, tempo para fazer uma volta em torno do globo. O suficiente para Gagarin ser recebido em triunfo. Em Moscou, a multidão fica tão entusiasmada como ficou no final da Segunda Guerra Mundial. De certa forma, Gagarin seria tão importante como Cristovão Colombo.
Seu vôo abre portas para uma nova fronteira e dá ao seu país um inegável avanço em relação aos Estados Unidos. Nesse período da Guerra Fria, a conquista do espaço simboliza uma importante vitória.
Aos 27 anos, Gagarin é um herói. Mas ele não sobrevive para explorar a porta que abriu. Em 1968, um ano antes do americano Neil Armstrong chegar à Lua, ele morre num acidente de avião.